sábado, 27 de março de 2010

Calendário Abril / Maio

Confiram nossas próximas apresentações:

02/04: Paixão de Cristo - Igreja São Sebastião (Gramacho - Duque de Caxias);

25/04: Chiquinho - Igreja Imaculada Conceição (Vila São Luís - Duque de Caxias);

01 e 02/05: Chiquinho - VII Semearte (Brooklin - São Paulo);

08/05: Nóssinhora da Kombi - Igreja Nossa Senhora de Fátima (Jardim Gramacho - Duque de Caxias);

16/05: Natal de Repente - V Circuito Mix de Esquetes (Nova Iguaçu).


E que se faça de todo palco um ALTAR!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Selecionados para o V Circuito Mix de Esquetes

O V Circuito Mix de Esquetes é uma realização da Fábrica de Atores e Material Artístico ( Projeto Cultural F.A.M.A.), que acontecerá nas modalidades teatro de rua (não competitiva), esquetes competitivas e oficinas diversas.
O intuito do festival é incentivar a realização de trabalhos cênicos, bem como incentivar a formação de grupos de tetro, capazes de gerar crescimento social, bem comum para a população local, auto-estima da comunidade, qualidade de vida, cidadania e fortalecimento da identidade cultural.
A mostra competitiva acontecerá nos dias 14,15,16,21 e 22 de maio, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu, onde se apresentarão 30 esquetes. As 5 selecionadas para a grande fonal serão reapresentadas no dia 23 de maio.




A Cenáculo se apresentará no dia 16/05, com a esquete "Natal de Repente":


Mais informações pelo blog: http://www.circuitomixdeesquetes.blogspot.com/





quinta-feira, 25 de março de 2010

27 de março: Dia Mundial do Teatro!!!

No dia 27 de março, no Brasil e em todo o mundo, comemoramos o Dia Mundial do Teatro.O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961, pelo Instituo Internacional do Teatro (ITI) , ligado à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A primeira mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita pelo escritor e dramaturgo francês, Jean Cocteau, em 1962. A mensagem internacional do ano de 2010, é de Augusto Boal, ensaísta e diretor de teatro brasileiro, fundador do Teatro do Oprimido e considerado por especialistas uma grande figura do teatro contemporâneo.

Confira parte da mensagem:

"Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos, entrando em cena no palco e na vida. Porque, olhando o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!

Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida! Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral, porque tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro! Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver, tão habituados estamos apenas a olhar, porque o que nos é familiar torna-se invisível. Enquanto que fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco de nossa vida quotidiana".

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cenáculo Cia. Teatral no VII Semearte

Fomos selecionados para participar do VII Semearte!

O Semearte é um festival de teatro sacro que tem como objetivo incentivar manifestações culturais e promover a união e a educação da juventude, através de um evento de caráter competitivo entre grupos que trabalhem o teatro como forma de divulgar mensagens de paz, esperança, educação, cidadania, responsabilidade e/ou fé. É também uma forma de incentivar e criar condições às pessoas interessadas em desenvolver e aprofundar a sua arte a serviço da evangelização.

O VII Semearte acontecerá nos dias 01 e 02 de maio, no Brooklin, em São Paulo, e nossa cia. apresentará a peça "Chiquinho".
Mais informações no site do Ministério de Artes Paz e Bem: http://www.pazebem.com.br/

terça-feira, 9 de março de 2010

Empréstimo de figurino para peças de teatro.

A partir deste ano, estaremos ampliando nossa contribuição em prol do teatro católico, já que estamos começando um novo trabalho: o empréstimo de figurinos para peças de teatro, com o intuito de auxiliar produções dos grupos iniciantes de nossas igrejas.

Esta ação era um desejo antigo do grupo e se tornou possível com a aquisição dos figurinos que pertenciam à Casa de Oração Batismo do Senhor, na Vila São Luís. Somando os figurinos que a Cenáculo possuía com os adquiridos recentemente, são disponibilizadas para empréstimo mais de cem túnicas, além de sandálias, mantos, roupas de soldado e outros itens de indumenária dos tempos bíblicos.

Acreditamos que esse é um importante passo para o fortalecimento do teatro religioso em nossa região, pois certamente irá auxiliar o desenvolvimento de novos grupos, já que a escassez de material constitui um dos maiores desafios para quem está começando.

Aproveitamos para agradecer o apoio dos padres Renato Gentile e Benedito Daniel Zanobia, sem os quais a aquisição deste acervo não teria sido possível.

Interessados no empréstimo do material, podem entrar em contato pelo e-mail do grupo ou pelo nosso orkut.

sexta-feira, 5 de março de 2010

São Genésio - Padroeiro dos Atores e dos Músicos

São Genésio de Roma - mártir

Comemoração: 25 de agosto.

São Genésio era um comediante em Roma e foi martirizado por Diocleciano entre os anos 286 e 303. Ele é invocado contra a epilepsia e é padroeiro dos atores e músicos.

A lenda conta que Genésio era líder de uma trupe de teatro em Roma. Em uma apresentação para o imperador Diocleciano, expunha ao ridículo os ritos católicos. Ao encenar a recepção do sacramento do batismo, proclamou-se cristão. Diocleciano a princípio gostou da peça, mas achando Genésio realista demais, ordenou que ele fosse torturado e decapitado.

Ele foi enterrado na via Tirbutina. Parte de suas relíquias estão em San Giovanni Della Pigna, parte em Santa Susanna Di Termini e parte na Capela de São Lourenço. A existência de São Genésio é duvidosa, e ele é considerado um complemento romano de São Gelásio de Hierápolis. No entanto, ele era venerado no século IV; uma igreja foi construída em sua honra e foi consertada e melhorada por Gregório III em 741.