quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Teatro e as Artes na Bíblia

(adaptado do texto de Todd Farley)

"Eu também falei (com vocês) através dos profetas, e multipliquei visões (para vocês) e (apelei a vocês) através de parábolas, representadas pelos profetas" (Oseias 12,10).
Ao longo das Escrituras, Deus usou expressões teatrais para comunicar Sua vontade e Sua palavra. Isso pode ser através da mímica, representações, histórias, parábolas, alegorias, canções, danças, etc. A palavra de Deus é cheia de exemplos das artes ministeriais e das Belas Artes. Contudo, falhamos em ver o que está obviamente lá. Por quê? Simplesmente porque lemos a Bíblia ao invés de apreciá-la.

Há inumeros exemplos de artes nas profecias. A mímica é usada mais de 40 vezes nas Escrituras. Mais d eum terço do Ministério de Ezequiel é feito através da Mímica Judaica. Parábolas, como forma de histórias, são usadas mais de 49 vezes. A maioria delas foi contada por Jesus. Parábolas, em sentido geral, são vistas mais de 250 vezes por todo o Velho e o Novo Testamento. O livro de Cânticos de Salomão é uma narrativa alegórica. A vida inteira de Oseias foi um teatro profético vivo. Esses são apenas alguns exemplos.

Oseias 12,10 revela muitos pontos importantes sobre as artes:
1. Deus escolheu falar conosco através das artes;
2. O artista é um ministro de Deus, separado para Deus e sob a ação de Deus;
3. O ministério das artes é um chamado profético.

A arte pode trazer o reconhecimento com dignidade e honra (Exodo 28.2,3,39). Amar a Deus é onde tudo começa. Usar o corpo que Deus nos deu para nos expressarmos ao nosso semelhante, a Deus, com as mãos levantaas e nos movimentos teatrais. Toda arte não passa de uma extensão de nosso desejo de amar e nos comunicarmos com Deus...
E todos amam...