terça-feira, 19 de abril de 2011

Católicos e protestantes unidos pela arte em Meriti

Pela primeira vez em sua história, Meriti terá peça sobre a Paixão de Cristo encenada em conjunto por católicos e protestantes.


Dois grupos teatrais se unirem para a montagem de um espetáculo não é nenhuma novidade. Quando o espetáculo em questão é a “Paixão de Cristo”, o fato é ainda mais comum, devido à grandiosidade da produção. O que torna a montagem de Meriti diferente das demais é que pela primeira vez o município assistirá um trabalho feito em conjunto por grupos teatrais de diferentes denominações religiosas.

Buscando o diálogo inter-religioso, os grupos Cenáculo Cia Teatral – ligado à paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro de Jardim Meriti – e o Ministério Teatral Ierart – vinculado a Igreja Batista Central de Vilar dos Teles – resolveram se unir para realizarem um grande espetáculo contando a paixão de Jesus Cristo.

A peça é dirigida por Vinicius Baião, integrante da Cenáculo Cia. Teatral, e tem como assistente de direção Beatriz Nascimento, membro do grupo Ierart, e será apresentada em três diferentes lugares: na paróquia nossa Senhora da Glória, dia 22 / 04, às 17:00h., durante a missa da sexta feira santa; na Igreja Batista Central, dia 24 / 04, às 19:00h, durante o culto de domingo de Páscoa; e no auditório do Colégio Guararapes, dia 30 / 04, às 19:00. Em todas as apresentações a entrada é franca.

“ O que fizemos foi valorizar os muitos pontos em comum entre católicos e protestantes. Geralmente, as pessoas se apegam a pequenas diferenças e fazem delas motivo de brigas e discussões. Acreditamos estar contribuindo para diminuição da intolerância religiosa em nossa cidade.”, diz o diretor do espetáculo.
 
Abaixo, fotos dos ensaios da peça:
 

3 comentários:

A BOLA DE BATOM disse...

Sinto-me honrada por fazer parte desse projeto... Ouço muito dizerem que no céu seremos uma só família e fico me perguntando por que temos que esperar o céu para vivermos essa união.
Ser pioneira desse trabalho em São João de Meriti é realmente um privilégio e fazê-lo em conjunto com a Cenáculo Cia Teatral é ainda mais prazeroso, pois tenho nela amigos pessoais e outros que adorei conhecer nesse trajeto... Essa parceria já deu certo e oremos para que cresça!!!!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Este é o verdadeiro cristianismo. Parabéns pelo trabalho.

Erick Oliveira disse...

Que se faça de todo palco um altar!.... e foi verdadeiramente o que fizemos.. cada palavra, cada gesto e todos os pequenos detalhes foram marcados por cada pessoa que esteve presente na Igreja Católica Nossa Senhora da Gloria e na Batista Central.... guardo comigo todos os momentos, a vontade de fazer uma nova peça junto com a cia cenaculo e as grandes amizades....