Projetos

A Mostra Cenáculo de Teatro Religioso, organizada pela Cenáculo Cia. Teatral, é uma mostra teatral de caráter não competitivo, que tem como objetivo principal unir produções de diversos grupos que trabalham com teatro cristão no estado do Rio de Janeiro. Primando pelo ecumenismo e pelo diálogo interreligioso, a mostra, iniciada no ano de 2011, reúne grupos provenientes de diferentes instituições religiosas de vinculação cristã, que além de proporcionarem fortalecimento espiritual de seus membros, atuam de maneira significativa no desenvolvimento da sociedade.
 Vivendo em um ambiente onde a cultura e a arte não são valorizadas como deveriam, com uma estrutura deficiente de espaços culturais e baixa oferta de espetáculos, o público da Baixada acaba por não se familiarizar com bens culturais em sua formação humana. Acreditando no compromisso social do Cristianismo e da igreja enquanto instituição, a Cenáculo pretende criar uma nova possibilidade de acesso ao teatro por parte deste público tão carente, ao propiciar, gratuitamente, à população local espetáculos teatrais de comprovada relevância artística.
 Desta forma, ao disponibilizar à população da Baixada o acesso de forma gratuita a bens culturais que normalmente não fazem parte de seu cotidiano e apresentando novas possibilidades de debate para a arte cristã, a Cenáculo Cia. Teatral acredita estar prestando um importante serviço para o desenvolvimento da cultura na região.


---------------------------------------------
OFICINA DE TEATRO NA IGREJA
Se pensarmos em termos não profissionais, o teatro com viés religioso é, certamente, o mais produzido em todo o mundo. Inúmeras são as igrejas e comunidades que costumam produzir encenações nas datas comemorativas de seu calendário litúrgico. Nas igrejas católicas, Paixão de Cristo, Coroação de Nossa Senhora e Auto de Natal constituem-se como os mais importantes eventos representados através do teatro.
Porém, apesar da enorme quantidade de produções, muitas não causam o efeito esperado, devido ao baixo conhecimento que os envolvidos têm sobre aspectos fundamentais da montagem teatral, como cenários, figurinos, adereços, direção, dramaturgia, interpretação, entre outros. Em outros casos, mesmo com o conhecimento adequado sobre tais matérias, a realização também não acontece plenamente, pois os participantes desconhecem particularidades sobre a ação teatral dentro de igreja.
Assim, a Cenáculo Cia. Teatral propõe uma oficina prática intitulada “Teatro na igreja”, com o objetivo de fomentar produções teatrais de âmbito religioso nos espaços paroquiais, auxiliando grupos amadores a realizarem peças com qualidade cênica e envolvimento espiritual, além de proporcionar um conhecimento panorâmico do trabalho de teatro cristão que vem sendo desenvolvido atualmente no Brasil.
Público Alvo: Membros de pastorais, grupos jovens e outors que atuem com teatro dentro da Igreja.