sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cenáculo Cia. Teatral estreia seu novo espetáculo: Nossinhora da Kombi

No dia 28 de maio, a Cenáculo Cia. Teatral realizou a estreia nacional de seu novo espetáculo: Nossinhora da Kombi.
A apresentação ocorreu por ocasião do VIII Semearte, festival nacional de teatro sacro, organizado pelo grupo de teatro católico Paz e Bem, que acontece anualmente na cidade de São Paulo. Como havia vencido a edição anterior do evento, com o espetáculo Chiquinho, a Cenáculo já estava automaticamente classificada para a edição deste ano e enfrentou muitas dificuldades para montar uma nova peça, devido aos inúmeros compromissos assumidos pelo grupo.
Porém, contando com a plena dedicação de seus membros, dos apoios fundamentais de seus colaboradores, a intercessão de muitos que acompanham nosso trabalho e a constante presença de Deus em todos os passos dados por nós, a companhia conseguiu levar a São Paulo sua mais nova produção, que faz uso da linguagem regional e popular do interior de Minas Gerais, para, através da fictícia Nossa Senhora da Kombi, explicar o motivo de Nossa Senhora ser consagrada com tantos títulos diferentes. Durante o espetáculo, há também um destaque especial para a figura de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Viajando unicamente com o intuito de apresentar aos outros grupos sua nova peça, sem nenhuma expectativa de premiações, a Cenáculo acabou por agradar ao público e aos jurados, recebendo 5 indicações (Melhor Sonoplastia, Melhor Figurino, Melhor Ator Coadjuvante para Renato Neves, Melhor Atriz Coadjuvante para Maria Taís Xavier e Melhor Espetáculo)3 premiações (Melhor Cenário, Melhor Ator para Leandro Fazolla e Melhor Texto para Vinicius Baião), além do título de vice-campeão geral do Festival, que foi vencido pelo grupo paulista Virgem de Nazaré.

A viagem até São Paulo foi de um valor especial para a companhia por dois motivos: ter sido feita em conjunto com o grupo de teatro cristão protestante El Shamah, considerado grupo-irmão da Cenáculo, e porque, pela primeira vez, a Cenáculo teve a companhia de seu padrinho, Pe. Benedito Daniel Zanobia, em uma viagem. Padre Benedito, inclusive, co-celebrou a missa realizada em ação de graças pelo festival, ocorrida durante o evento.

A Cenáculo espera com sua nova produção enfatizar a devoção a Nossa Senhora, tão cara ao catolicismo, e propiciar momentos de leveza, conhecimento e humor em nossas igrejas. Depois da participação no Semearte, Nossinhora da Kombi já tem participação certa em outros festivais de teatro e espera convites para ser apresentada em paróquias e comunidades de nossa região, para que possamos fazer de cada vez mais palcos, Altares do Senhor.

------------------------------------------------
Confira o relato que inspirou a peça "Nóssinhora da kombi" no link abaixo:http://kombinaestrada.blogspot.com/2007/05/nossa-senhora-da-kombi.html

3 comentários:

CESAR CURY disse...

Olá Amigos,

Fiquei muito feliz que minha história tenha inspirado uma peça teatral que proclama esse Divino Amor, que é como entendo e percebo Maria. Algum tempo depois que escrevi esse testemunho, ainda me questionando sobre a ausência de meu impulso devocional, tive uma nova e sublime experiência com Ela. Não posso afirmar que foram palavras, nem mesmo que tenha sido pensamento, só posso dizer que, de repente, fiquei sabendo de forma direta:

Ela não liga a mínima para minha devoção. Ela me ama e a única coisa que importa é que eu sei disso. Simples assim.

Abraços fraternos!
Alegria!

Juçara PInna disse...

Fico muito feliz em ser a Madrinha deste grupo e perceber em vocês a simplicidade e humildade, que podemos dizer que são as virtudes mais bonitas em Nossa Senhora, que agora é homenageada por vocês através desta peça tão bonita. Parabéns a todos e que vocês sejam cobertos pelo manto da Mãe que acompanha vocês por onde vão. Um bjo de Jesus pelos lábios de Maria em seus corações!

dardão disse...

parabens pela apresentação em são jose dos campos,não entendo quase nada de tecnicas teatrais mas quando toca, toca e faz bem, deu pra imaginar a alegria de voltar a enchergar,andar,enfim se deichar ser curado pelo cristo,viajei mesmo
voces são muito caprichosos e dedicados estamos aprendendo muito com voces,dardão grupo existencia.