quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011 e muitas novidades para 2012

2011 chegou ao fim e só temos a agradecer por tantas conquistas e vitórias para a Cenáculo Cia. Teatral. 

Em um ano bastante intenso e de muito trabalho, participamos de festivais sacros e do circuito comum de teatro (Semearte, Cristoarte, Fé e Arte, Festival de Inverno de Queimados, entre outros); fizemos apresentações em novos e importantes lugares (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas - Feira de São Cristóvão, PUC-Rio e Convento de Santo Antônio
além de diversas igrejas pelo Rio de Janeiro); Implantamos a Mostra Cenáculo de Teatro Religioso, proporcionando cultura religiosa gratuita para os moradores da Baixada; fomos entrevistados na Rádio Catedral; pela primeira vez fizemos uma peça em parceria com nossos irmãos protestantes (Paixão de Cristo, com o Ministério Teatral Ierart, da Igreja Batista); participamos das comemorações do Jubileu de Pérola de nossa diocese; 
estreamos Nossinhora da Kombi como nossa nova peça de trabalho; demos a oficina Teatro na Igreja no Muticom – Mutirão de Comunicação da Igreja Católica; recebemos duas homenagens (Moção de Aplausos da ALERJ, pela deputada Myrian Rios e Menção Honrosa pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense).

Enfim, num ano de muita atividade e correria colecionamos novos projetos, erros e acertos. A cada novo passo que demos, tínhamos a certeza de que Deus esteve sempre conosco e de que poderíamos contar com os inúmeros membros da Família Cenáculo, que não se restringem apenas aos cerca de dez ou quinze que se encontram semanalmente. Hoje, temos a felicidade de dizer que a Cenáculo tem filhos, irmãos, primos, tios e tias em São Paulo, Espírito Santo, Argentina, Brasília e em tantas cidades do Rio de Janeiro como Macaé, Duque de Caxias, Niterói, Cinelândia e, é claro, nosso eterno lar, São João de Meriti...

A todos vocês que acompanharam cada passo desta nossa jornada chamada 2011, o nosso muito obrigado.


E sabem o que é melhor?

Cada passo que demos nos preparou para uma estrada ainda maior, que está por vir em 2012 e, como sempre, a ajuda de todos, seja com ações ou orações, será fundamental neste novo ano. Depois de um período de calmaria (e, assumimos, de ausência virtual), voltamos com a corda toda, com muito fôlego e disposição.

Vejam abaixo o que estamos preparando para o ano que inicia:

Apresentações:
Para este ano, continuaremos seguindo participando dos festivais que pudermos, com as peças Chiquinho, Nossinhora da Kombi e Natal de Repente. Também seguimos em frente aceitando convites para apresentações em igrejas, colégios e instituições. Quer levar uma peça nossa para o seu evento? Entre em contato pelo e-mail cenaculociateatral@gmail.com.

II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso:
Programada para os sábados do mês de março, a II Mostra Cenáculo está cheia de atrações. Além de nossa própria apresentação com a peça Nossinhora da Kombi, teremos a participação dos seguintes grupos: ONG ECOA, Cia. Teatral Arena de Cristo, Ministério Teatral Ierart, Ministério Teatral Interdenominacional  El Shamah, Cia. Bezalel e  Cia. Hupernikao. Mais dinâmica, a mostra terá esquetes, pantomimas, comédias, dramas, stand up comedy e infantil, todas com temáticas religiosas.

Oficina Teatro na Igreja:
Em parceria com a Livraria Paulinas, a Cenáculo Cia. Teatral ministrará oficinas para quem trabalha teatro como forma de evangelização e entretenimento nas igrejas.  Com o objetivo de fomentar produções teatrais de âmbito religioso nos espaços paroquiais, auxiliando grupos amadores a realizarem peças com qualidade cênica e envolvimento espiritual, além de proporcionar um conhecimento panorâmico do trabalho de teatro cristão que vem sendo desenvolvido atualmente no Brasil, a oficina tem como público alvo membros de pastorais, grupos jovens e outros que atuem com teatro dentro da igreja. A oficina será aplicada em três módulos, nos dias 26 de maio, 02 de junho e 07 de julho, de 9:00h às 12:00h.

I Festival Cenáculo de Teatro Cristão:
Com parceria da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias e do Teatro Raul Cortez, foi confirmado o I Festival Cenáculo de Teatro Cristão, mostra competitiva que selecionará, mediante edital, 10 grupos para se apresentarem nos dias 28 e 29 de julho no Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro de Duque de Caxias. Um júri composto de religiosos e profissionais do teatro premiará os três melhores grupos em cada uma das diversas categorias. As apresentações serão abertas ao público gratuitamente. E o festival reserva muitas surpresas. Aguardem!

Os detalhes sobre cada um destes projetos e eventos serão divulgados assim que possível e necessário.

Contamos com o apoio e as orações de todos vocês.
E que, em 2012, todos juntos, possamos continuar nesta nossa missão de fazer de todos os palcos, altares do Senhor!

Um Feliz Ano Novo para todos!

7 comentários:

Vinicius Baião disse...

"Eu sei que consagrado eu sou / criado para Te adorar / chamado para Te servir / enviado para amar. / Tens planos que eu nem mesmo sei / mas sei que posso descobrir / e em tudo aquilo que eu vivi / sei que já Te fiz sorrir."
Cada vez mais tenho a certeza de que, ao seguir os caminhos que Deus nos indicar, proporcionaremos muitos outros sorrisos em nossas plateias e também (por que não?) na face do Senhor. Vamos que vamos, Cenáculo! Nossa missão ainda está no início. Ainda vamos levar nossa fé a muitos outros palcos, tablados, praças, igrejas e onde mais o Senhor desejar.

Deborinha disse...

Shalom!
O blog de vocês esta ótimo. Adorei ver um pouco do trabalho maravilhoso que estão fazendo.
Que este ano que se inicia traga à vocês mais frutos do que 2011. Para todos do Cenáculo um ano repleto de realização e muitas bençãos.

Abraços e beijos,

Debora
Paz e Bem

Comunidade São Sebastião disse...

Realmente rever é muito bom, mas melhor é perceber o quanto se fez. Parabéns! Que venha 2012 e que possamos também fazer deste um ano abençoado. Parabéns a todos! E mais uma coisa, o blog está o máximo.
Padre Benedito Zanobia

Anônimo disse...

Aê... tô gostando de ver... o que mais escuto é a galera falar que vai fazer, falar que vai acontecer, mas ficam estagnados. Já com o Cenáculo é diferente. A galera segue sempre pra frente!!!

Sabem que prezo muito por esse grupo e desejo todo sucesso nas novas e nas antigas empreitadas.

E se formos capacitados suficiente, estaremos nesse festival!!!

Forte Abraço!

Rafael Simões
Cia. Decálogo Jalc

A BOLA DE BATOM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MINISTÉRIO TEATRAL IERART disse...

FOI UM IMENSO PRAZER PARTICIPAR COM VOCÊS DE UM ANO TÃO MARAVILHOSO...
JUNTOS EXALTAMOS AO NOSSO DEUS, CONTAMOS A HISTÓRIA DO SEU AMOR POR NÓS E QUEBRAMOS PARADIGMAS...
QUE A NOSSA UNIÃO SE FORTALEÇA EM 2012 E QUE PROSSIGAMOS FAZENDO "DE CADA PALCO UM ALTAR"

PQ O QUE NOS TORNA IRMÃOS É O SANGUE VERTIDO NA CRUZ!!!

Leandro Fazolla disse...

Como é bom começar o ano com as palavras dessa galera que fomos conhecendo e aprendendo a amar... Paz e Bem, JALC, Ierart, Vivarte, Atos, Arena, Chokmah, Pare, Virgem de Nazaré, El Shamah, e tantos outros... Tantos nomes, tantas vozes, tantas histórias... e uma só missão. Como é bom saber que acreditam e oram por nós. Obrigado por todo apoio dado nessa jornada. Que 2012 fortaleça o trabalho de cada um e potencialize cada vez mais nossos projetos e sonhos. E a Família Cenáculo segue com garra sua jornada. Vamos que vamos! "Sempre em frente, não temos tempo a perder!"