segunda-feira, 2 de abril de 2012

Último dia da II Mostra Cenáculo

O último dia da II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso será lembrado pela presença marcante de crianças na plateia, que, motivadas pela apresentação do espetáculo infantil No quarto de Luiza, lotaram o Centro Cultural Guararapes e tiveram uma deliciosa surpresa:  os palhaços da esquete Barquinho de Jornal,  apresentada pelo Ministério Teatral Ierart.
Em sua segunda participação na atual edição da mostra, o Ministério Teatral Ierart (que já  tinha encenado a esquete Jesus, Gabriel e a Mala no dia 17/03) mostrou ao público uma esquete comovente, na qual os apóstolos, travestidos de palhaços, apresentavam dúvidas sobre como agir após a partida de Jesus.  A música e a ambientação proposta deram à peça um clima de ludicidade que encantou a todos os presentes.
Já a apresentação da Cia. Teatral Bezalel garantiu os risos da criançada. Com uma trama leve e personagens bem definidosNo Quarto de Luiza conta a história da Boneca Miúca, que ao se sentir inferiorizada por não ser como as bonecas tradicionais, resolve ir embora, causando uma grande confusão entre os demais brinquedos. A peça transmite aos pequenos a mensagem de que ser diferente é normal e que todos somos iguais aos olhos de Deus. Sem dúvidas, um grande ensinamento para nossos dias de intolerância.

No encerramento do evento, foi feita uma homenagem a Juçara Pinna Neves, madrinha do grupo que, oito anos atrás, incentivou sua criação. O troféu de agradecimento foi entregue por Renato Pinna, ator da Cenáculo e filho da madrinha do grupo. 
Felipe Madeira, do grupo Ierart, fez a oração de encerramento.
Esta segunda edição da mostra foi marcada por uma grande diversidade de gêneros teatrais, com oito diferentes grupos e nove espetáculos apresentados, tivemos comédias, dramas, infantil, esquetes e até mesmo stand up comedy. Percebemos também um aumento do público em relação ao ano anterior, quando o projeto começou. Percebendo esta aceitação, ainda no encerramento, foi confirmada, para 2013, a III edição da Mostra

É a Cenáculo buscando contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do teatro cristão e da cultura em Meriti!

Passada a II Mostra, o nosso próximo encontro com o teatro cristão (além das apresentações mensais que vêm por aí) na Diocese de Duque de Caxias e São João de Meiri já tem data e local marcados: será nos dias 28 e 29 de julho, no Teatro Municipal Raul Cortez, em Duque de Caxias, onde realizaremos pela primeira vez o Festival Cenáculo de Teatro Cristão.
Contamos com a presença, o apoio e, é claro, as ORAÇÕES de todos que caminham conosco nesta estrada.
E então? Juntos faremos também daquele palco um altar?

domingo, 1 de abril de 2012

24/03: 4º dia da II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso

No 5º e último dia da II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso, 31 de março,
 mais dois espetáculos gratuitos, às 18:30h.,
no Centro Cultural Guararapes
(Auditório do Colégio Guararapes: Rua Santos Dumont, 28 - Jardim Meriti)
Veja abaixo as informações sobre cada grupo e espetáculo:

-----------------------------------------------------
"Barquinho de Jornal"

Texto: Ministério Terra dos Palhaços
Direção: Beatriz Nascimento
Elenco: Erick Oliveira, Felpe Madeira e Rogério Pepa
Quando Jesus foi crucificado, alguns discípulos resolveram voltar aos barcos e à pesca. Essa decisão, possivelmente, foi acompanhada de uma profunda crise existencial. Durante três anos eles seguiram a um mestre que agora não estava mais ali e eles não sabiam como fazer para que suas vidas voltassem ao normal.

-----------------------------------------------------
"No quarto de Luiza"

Texto e Direção: Dayse Valentim
Elenco: Ana Américo,  Camila Favacho, Daniel reis, Dayse Valentim,  Gilmara Américo,  Layla mendes, Luana Mayra, mariana Correa, Marcos Reis
A peça narra a história da boneca Miúca, que, por se sentir diferente dos outros brinquedos, resolve ir embora. A menina Luiza percebe seu sumiço e junto a todos os seus brinquedos resolvem ir em busca da boneca desaparecida. Esta grande aventura se passa dentro do quarto de Luiza. Juntos, Luiza, Miúca e todos os outros brinquedos vão descobrir que ser diferente é ser muito especial.

Veja como foi o 4º dia da mostra

No penúltimo dia da II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso, fomos brindados com dois espetáculos completamente diferentes: primeiro, a comédia “Anjo Black”, com sua crítica bem humorada sobre preconceito racial; depois, o denso espetáculo “Livre pelo amor – O vendedor de Ilusões”, que levou a plateia a refletir sobre as próprias ações e sua espiritualidade.

O espetáculo “Anjo Black”, trazido pela Cia. Teatral Arena de Cristo utilizou amplamente a interação com a plateia para tratar de uma tema tão atual, o preconceito racial. Contando as aventuras de Black, um anjo negro, no paraíso, o texto do espetáculo passeia por vários momentos bíblicos e temáticas sociais para mostrar que “tá rolando um preconceito na parada”. A frase, bordão do anjo, foi repetida diversas vezes com a ajuda da plateia. E as brincadeiras com os membros da Cenáculo continuaram: Flávio Gonzalez, ator que interpreta Blak, durante o espetáculo, brincou criando trocadilhos e piadas com os sobrenomes de Rafael Pinna e Vinicius Baião, membros da Cenáculo.

  O espetáculo seguinte foi apresentado pela Cia. De Artes Hupernikao. Em “Livre pelo amor – O vendedor de Ilusões”, a companhia mostrava a vida de três pessoas que percorreram caminhos errados, usando o jogo de xadrez como metáfora para o desenrolar da história. E enquanto as peças se moviam no tabuleiro, o público ia sendo conduzido pela história que se apresentava no palco, com momentos fortes de crítica, tanto ao próprio país quanto às próprias religiões e a presença de pessoas que tentam passar uma imagem mas não vivem sua religiosidade de forma real.

 Ainda que uma forte chuva tenha caído exatamente no horário de início da mostra e atrapalhado muita gente de ir assistir aos espetáculos, tivemos a presença de um público que começa a se tornar cativo e abrir espaço em sua rotina para apreciar o teatro religioso. Ao fim do evento, Flávio Gonzalez fez a oração de encerramento do dia.