quinta-feira, 25 de março de 2010

27 de março: Dia Mundial do Teatro!!!

No dia 27 de março, no Brasil e em todo o mundo, comemoramos o Dia Mundial do Teatro.O Dia Mundial do Teatro foi criado, em 1961, pelo Instituo Internacional do Teatro (ITI) , ligado à organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A primeira mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita pelo escritor e dramaturgo francês, Jean Cocteau, em 1962. A mensagem internacional do ano de 2010, é de Augusto Boal, ensaísta e diretor de teatro brasileiro, fundador do Teatro do Oprimido e considerado por especialistas uma grande figura do teatro contemporâneo.

Confira parte da mensagem:

"Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos, entrando em cena no palco e na vida. Porque, olhando o mundo além das aparências, vemos opressores e oprimidos em todas as sociedades, etnias, gêneros, classes e castas, vemos o mundo injusto e cruel. Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!

Teatro não pode ser apenas um evento - é forma de vida! Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral, porque tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro! Somos todos artistas: fazendo teatro, aprendemos a ver aquilo que nos salta aos olhos, mas que somos incapazes de ver, tão habituados estamos apenas a olhar, porque o que nos é familiar torna-se invisível. Enquanto que fazer teatro, ao contrário, ilumina o palco de nossa vida quotidiana".

Nenhum comentário: