terça-feira, 18 de maio de 2010

Nossa Senhora do Cenáculo


Após a morte de Jesus, seus discípulos estavam desanimados, desapontados e com muito medo. Maria foi a mãe que permaneceu ao lado deles em todos os momentos. Com eles e outras mulheres, permaneceu no Cenáculo, animando-os e encorajando-os.

O CENÁCULO de Jerusalém era o lugar da espera confiante, o lugar onde os apóstolos e as mulheres que seguiram de perto Jesus permaneceram reunidos e unidos com Maria. Maria, por isso, é no Cenáulo, a mãe que mantém unidos os filhos.

O CENÁCULO é a escola da reflexão e aprofundamento de tudo aquilo que Jesus havia ensinado.

E a promessa de Jesus se realiza! Chega o dia de Pentecostes - o grande dia da vinda do Espírito Santo! A Sagrada Escritura nos relata em Atos 2,13-14: "Voltaram então eles para Jerusalém. Tendo entradono Cenáculo, subiram ao quarto em cima onde costumavam permanecer... todos eles perseveraram unanimemente na oração, juntamente com Maria, mãe de Jesus". E continua o texto em Atos 2,1-4: "Chegou o Dia de Pentecostes... de repente veio do céu um forte vento e encheu toda a casa (CENÁCULO) onde estavam reunidos. Ficaram todos eles cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santolhes concedia que falassem".

O CENÁCULO é a sede da sabedoria, o lugar de reunião e união dos apóstolos, o lugar privilegiado do início da Igreja.

NOSSA SENHORA DO CENÁCULO é a mãe, a Rainha dos Apóstolos. É aquela que depois de Jesus mais se empenhou na educação e na formação da fé dos apóstolos edos primeiros discípulos da era cristã.
_____________________________
Oração a Nossa Senhora do Cenáculo:
Ó virgem Santíssima do Cenáculo, nossa Mãe, Maria imaculada, nós vos suplicamos humildemente: Alcançai-nos os dons do Espírito Santo para que, vivendo na caridade, perseverando unanimemente na oração e vos tendo por guia e mestra, mereçamos, para a maior glória de Deus, trabalhar para a salvação das almas através de nossos exemplos e obras e, assim fazendo chegar à vida eterna.
Nossa Senhora do Cenáculo, sede-nos propícia na necessidade que nos oprime e vinde em nosso socorro, a fimde que o Senhor onipotente e misericordioso se digne conceder-nos, pela vossa intercessão, a graça que instantemente solicitamos.
Nossa Senhora do Cenáculo, rogai por nós.
Amém.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom mesmo. gostei muito desta iniciativa. que bom podermos usar a criatividade e dons que o senhor nos deu e colocar-nos a serviço d esua igreja. Parabéns a vocês e que Maria Mãe de deus continue abençoando o trabalho de todos vocês.