domingo, 9 de maio de 2010

Origem do Teatro Evangelizador no Brasil

Padre José de Anchieta (1534-1597)

As primeiras manifestações cênicas no Brasil são obras dos jesuítas, que fizeram teatro como instrumento de catequese. Os colonizadores portugueses trouxeram para a metróploe o hábito das representações, mas nãos as ajustaram aos preceitos religiosos. Anchieta foi o primeiro, no Brasil, ao moldar as representações aos preceitos religiosos, por incumbência do Padre Manoel da Nóbrega. Eram grandes solenidades religiosas, com representações, recitações, cânticos e danças, a que já podemos chamar de teatrais. De maneira que este jovem evangelizador é considerado o iniciador do teatro brasileiro*.

Não se pode dizer, a propósito de Anchieta, que tenha sentido vocação irresistível do palco. Na verdade, seus atos parecem mais uma composição didática de quem tinha um dever superior a cumprir: levar a fé e os mandamentos religiosos a uma audiência. Daí, dizer-se que seus "autos" não são propriamente teatro no sentido da literatura dramática. Mas não devemos reduzir a importância da contribuição de Anchieta para o nosso teatro.

Ricardo Sergio
Publicado no Recanto das Letras, em 03/08/2006

*Obs. (Por Cenáculo): Alguns teóricos acreditam que o início do teatro do Brasil surgiu a partir dos indígenas, com suas danças e encenações ritualísticas. Acrescentamos, então, que este foi o "iniciador do teatro evangelizador brasileiro"

Nenhum comentário: