terça-feira, 24 de agosto de 2010

Trabalhando em nome da Arte e da Cultura!

Um dos grandes feitos de São Francisco de Assis foi a reconstrução de uma igrejinha destruída. Com muita garra e determinação, acreditando em sua fé, Francisco e seus companheiros conseguiram reerguê-la e transformá-la num espaço de fé e amor.

A Cenáculo Cia. Teatral, seguindo os passos de São Francisco e acreditando em seu trabalho de evangelização e arte, fez uma parceria com a administração do Colégio Guararapes. O auditório do colégio, que não era utilizado há anos, agora é usado semanalmente pela companhia, para ensaios e outras atividades. O objetivo não é apenas ocupar o auditório, mas aproveitar esta oportunidade que se apresentou para criar um novo espaço de integração entre religião, arte e cultura na Baixada Fluminense, tão carente de atividades do tipo. Acreditamos na arte como ferramenta para se passar valores, espiritualidade e cidadania, por isso lutamos para criar novas possibilidades de disseminação deste tipo de trabalho.

Após lixar, envernizar, encerar, lavar, pintar... as atividades no espaço foram oficialmente retomadas no dia 22/08/2010, com a peça Chiquinho. Com duas apresentações, o que foi visto foi um ambiente de troca, amizade, convívio e muita alegria. E o trabalho apenas começou. Daqui para a frente continuaremos trabalhando para melhorar este espaço cada vez mais!

Dependências do auditório antes e durante o trabalho:
Dependências do auditório depois do trabalho:


Agradecemos a todos vocês, que acreditam em nosso trabalho e nos apóiam em cada novo passo que damos.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto - Dia de Santa Clara de Assis

" Houve ainda um momento de surpresa.
Uma jovem estava disposta
A abandonar sua riqueza.
Aceitaria a missão
De anunciar o evangelho
E o luto da paixão!


Esta menina já tinha ouvido falar
de Francisco e sua nova família.
Era uma pessoa que amava as coisas da vida,
Uma pessoa de alma rara.
Se São Francisco é o irmão sol
A irmã lua é Santa Clara! "

Trecho da peça "Chiquinho", escrita e dirigida por Vinicius Baião


Santa Clara de Assis (em italiano, Santa Chiara d'Assisi) nascida como Chiara d'Offreducci em Assis (Itália), no dia 16 de Julho de 1194, e falecida em Assis, no dia 11 de Agosto de 1253, foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana.
Segundo a tradição, o seu nome vem de uma inspiração dada à sua religiosa mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo.
Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, tanto que, ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.
Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido por "Damas Pobres" ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.
O seu primeiro milagre foi em vida, demonstrando a sua grande fé. Conta-se que uma das irmãs da sua congregação havia saído para pedir esmolas para os pobres que iam ao mosteiro. Como não conseguiu quase nada, voltou desanimada e foi consolada por Santa Clara que lhe disse: "Confia em Deus!". Quando a santa se afastou, a outra freira foi pegar no embrulho que trouxera e não conseguiu levantá-lo, pois tudo havia se multiplicado. Noutra ocasião, aquando da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara apanhou o cálice com hóstias consagradas e enfrentou o chefe deles, dizendo que Jesus Cristo era mais forte que eles. Os agressores, tomados de repente por inexplicável pânico, fugiram.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Chiquinho no Colégio Guararapes. Venha nos assistir!!!




Cenáculo Cia. Teatral no 5º Congresso de Teatro Sacro do Arena de Cristo - Ministério Teatral

Na foto, Cenáculo Cia. Teatral com alguns dos membros
do Arena de Cristo - Ministério Teatral.
(Da esquerda para a direita: Vinicius Baião, Flavio Gonzalez,
Luiza Regina Reis, Leandro Fazolla, Regiane Ferreira e
Fernando Mendonça. Abaixados, Felipe Lordelo e Rafael Pinna.

No dia 24 de julho aconteceu o 5º Congresso de Teatro Sacro promovido pelo Ministério Arena de Cristo. Na ocasião, mais de 80 pessoas envolvidas com o trabalho de teatro religioso se encontraram para discutir o assunto. Dividido entre palestras, debates e oficinas, o evento aconteceu durante os turnos da manhã e da tarde na faculdade de Teologia Wittenberg.

Dentre os principais temas abordados estavam a preocupação em se fazer teatro de boa qualidade dentro de nossas igrejas e também a discussão sobre a necessidade da técnica e da unção para se apresentar um bom trabalho.

Representada pelos componentes Felipe Lordelo, Leandro Fazolla, Rafael Pinna, Regiane Ferreira e Vinicius Baião, a Cenáculo marcou presença em mais este evento.

O diretor de nossa cia., Vinicius Baião, foi chamado para substituir o responsável pela oficina de "Direção Teatral", que não pôde comparecer ao evento no turno da manhã. Na parte da tarde, Felipe Lordelo auxiliou Luiza Regina, líder do Ministério Arena e uma das responsáveis pelo evento, na oficina de Improviso para Comédia. Ainda neste turno, Leandro Fazolla participou do debate "Análise Crítica do Teatro Cristão Contemporâneo".

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Arena, acesse www.arenadecristo.net