segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cenáculo Cia. Teatral: 07 ANOS!!!

A Igreja Nossa Senhora da Glória, em São João de Meriti, RJ, sempre teve a tradição de fazer peças em datas comemorativas. Durante certo período, o grupo Aliança Jovem assumiu a realização das peças. Quando este deixou de existir, quatro jovens da paróquia, Camila Fagundes, Rafael Pinna, Melina Sudré e Vinicius Baião (três deles, membros até hoje), resolveram iniciar um grupo que trabalharia exclusivamente o teatro.

Pouco a pouco, outras pessoas foram entrando para o grupo e nós assumimos anualmente a produção de três peças: Coroação de Nossa Senhora, Paixão de Cristo, e Natal, além de outras esquetes e peças para eventos e retiros. Nos primeiros seis anos, fizemos apresentações apenas em nossa igreja-sede. Porém, a partir do remanejamento do padre Benedito Daniel Zanobia de nossa igreja para outro bairro e de seu convite para apresentações em sua nova paróquia, nosso trabalho começou a ficar conhecido pela região. Através dele, tivemos acesso a outros padres e nosso trabalho se ampliou, até que resolvemos começar a participar de festivais.
Apesar de um histórico bem definido, a data exata de fundação do grupo é um dado impreciso. Como as peças já aconteciam antes e nós apenas continuamos este trabalho, ninguém sabia a data exata de fundação. Ao buscar em registros antigos esta informação, só o que sabemos é que o grupo nasceu entre agosto e dezembro de 2003. Para ter uma data específica, discutimos o assunto e optamos por celebrar nosso aniversário no dia 04 de outubro, quando se comemora o dia de São Francisco de Assis, personalidade importante pra toda a Igreja Católica e particularmente para a nossa história enquanto grupo, já que foi com a peça “Chiquinho, que conta a vida do santo, que nosso trabalho surgiu sete anos atrás, e também começou a ser apresentado em outras igrejas, a partir do ano passado.
Peça Chiquinho, na primeira montagem do grupo, em 2003
Peça Chiquinho, na montagem atual (2009/2010)

Esse aniversário, o primeiro que realmente comemoramos, não é apenas de uns 15 que fazem parte do grupo hoje, ou de uns 200 que já participaram pelo menos uma vez nesses 07 anos de história... Esse aniversário é de todas as milhares de pessoas que, a cada apresentação, nos ajudam a fazer de vários palcos, quadras, pátios, colégios, institutos, igrejas, enfim, de todos os lugares possíveis, altares do Senhor!

Por isso, parabéns a todos nós!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns a todos!!!

Devemos lembrar também das pessoas que contribuíram para o teatro na igreja Nª Sra da Glória, antes mesmo do Grupo Aliança Jovem. Não citarei nomes pois posso esquecer alguém e isso seria um grande erro. Mas, fica os PARABÉNS também à eles, que lançaram estas sementes e que hoje colhemos bons frutos!

À Cenáculo fica um grande abraço!!! Me sinto muito feliz por participar desde o início desde grupo maravilho, onde vivemos como uma família. Que Deus nos permita colher mais e mais frutos, e que possamos também, com nossa arte, vocação e chamado, lançar sementes no coração dos que nos assistem.

Que possamos compartilhar muitos aniversários juntos e fazermos mais palcos Altares do Senhor!!!

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Rafael Pinna