quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso


A Segunda Mostra Cenáculo de Teatro Religioso, organizada pela Cenáculo Cia. Teatral, será uma mostra teatral de caráter não competitivo, ecumênica, a se realizar no município de São João de Meriti, e terá como objetivo principal unir produções de grupos de diferentes denominações cristãs que trabalham com teatro no estado do Rio de Janeiro.
 Vivendo em um ambiente com uma estrutura deficiente de espaços culturais e baixa oferta de espetáculos, o público da Baixada Fluminense acaba por não se familiarizar com bens culturais em sua formação humana. Acreditando no compromisso social do Cristianismo e da Igreja, a Cenáculo Cia. Teatral pretende criar uma nova possibilidade de acesso ao teatro,  propiciando à população local, gratuitamente, espetáculos teatrais de comprovada relevância artística.
Na primeira edição do evento, realizado em fevereiro de 2011, foram apresentados 5 diferentes espetáculos. A mostra, que contou com a participação da atriz e deputada estadual Myrian Rios, madrinha daquela edição, rendeu uma “Moção de Aplausos” da Alerj à Cenáculo Cia. Teatral, organizadora do evento. Para 2012, a Mostra estará ainda maior, com a apresentação de nove espetáculos, muitos deles premiados nacionalmente, e contemplando gêneros como drama, infantil, comédia, stand-up comedy e pantomima. Esta pluralidade de gêneros atesta um produtivo momento para as intervenções artísticas nos meios sacros. O padrinho da atual edição, que estará presente na abertura do evento, será o deputado estadual Robson Leite, presidente da comissão de cultura da Alerj e apresentador da Rádio Catedral. Ainda na abertura do evento acontecerá o lançamento do edital do I Festival Cenáculo de Teatro Cristão, evento competitivo de cunho nacional, que conta com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Cultura e da Diocese de Duque de Caxias, a se realizar nos dias 28 e 29 de julho, também gratuitamente, no Teatro Municipal Raul Cortez.
 Ao disponibilizar à população da Baixada, em dois diferentes municípios,  o acesso gratuito a bens culturais e apresentar novas possibilidades de debate para a arte cristã, a Cenáculo acredita prestar um importante serviço para o desenvolvimento da cultura na região.
Agendado para todos os sábados do mês de março de 2012, sempre às 18:30h., no Centro Cultural Guararapes (Rua Santos Dumont, nº. 28, Vilar dos Teles - São João de Meriti - RJ),  a II Mostra Cenáculo de Teatro Religioso contará com o seguinte cronograma:
Dia 03: “Nossinhora da Kombi” (Cenáculo Cia. Teatral); Lançamento do edital do I Festival Cenáculo de Teatro Cristão; Participação de Robson Leite;
Dia 10: “Stand Up Comedy Católico” (Projeto Rir é um Santo Remédio); “Apocalipse – E se não fosse o fim?” (ONG ECOA Teatro Social);
Dia 17: Pantomima com o Ministério Teatral Ierart; “Deu a louca na mamãe” (Ministério Teatral Interdenominacional El Shamah);
Dia 24: “Anjo Black” (Cia. Teatral Arena de Cristo); “Livre Pelo Amor – O Vendedor de Ilusões” (Cia. de Artes Hupernikao);
Dia 31: Pantomima com o Ministério Teatral Ierart; “No quarto de Luiza” (Cia. Teatral Bezalel).

Um comentário:

Dayse Valentim disse...

Confesso que estou ansiosa para a chegado do mês de março, estarei presente em quase todos os sábados, pena não poder ir em todos os sábados rsrsrsrs.