quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cenáculo no 4º Entepola - Colatina

A Cenáculo Cia. Teatral participou pela primeira vez de um evento de cunho internacional: o 4º Entepola Brasil (Encontro de Teatro Popular Latinoamericano), realizado entre os dias 6 e 10 de outubro na cidade de Colatina, no Espírito Santo.
De acordo com o secretário Municipal de Cultura de Colatina, Dimas Deptulski, o evento foi criado há 26 anos, no Chile, por David Musa, e desde 2005 acontece no Brasil, por iniciativa da Prefeitura de Colatina. “São espetáculos de altíssima qualidade, nas ruas, nas praças e nas escolas, para todos os públicos. Este ano ultrapassamos as 10 mil pessoas, entre colatinenses e moradores da região”, ressaltou o secretário.

Para o curador do evento, Plínio Moska, o objetivo do encontro é fazer um movimento cultural que alcance pessoas que não estão acostumadas ao meio teatral. “O foco foi trazer peças com estilos diversos. É importante porque vai além das barreiras físicas do teatro. O movimento de ir à rua e mostrar que o teatro pode ser entendido por todos”, frisou ele.
O evento, de cunho internacional, foi composto por grupos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de representantes da Argentina e do Peru. Única representante da Baixada Fluminense e também do teatro religioso, a Cenáculo apresentou a esquete “Natal de Repente” em 4 diferentes escolas municipais da periferia de Colatina e participou de passeatas culturais pelas ruas da cidade, além de apresentar a peça “Chiquinho” no Teatro Marista, principal teatro de Colatina.
Após as apresentações teatrais, os grupos se reuniam para conversar e debater sobre as montagens. A Cenáculo utilizou o momento para falar sobre o trabalho que tem realizado, defendendo o teatro cristão como forma legítima de teatro, inserindo, assim, novos questionamentos sobre o atual momento do teatro brasileiro. Durante o debate, o grupo foi parabenizado por diversos grupos profissionais, estabelecendo contatos e parcerias, que, certamente, contribuirão para o desenvolvimento de suas atividades.

Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí!!

Tem Entepola por aqui tb... http://josueljunior.blogspot.com/

Abração, meus caros!

JOSUEL JUNIOR